07/12/2019 - TEMA: Pecuária 4.0

VOCÊ JÁ É UM PECUARISTA 4.0?


Tecnificada, rápida e bem gerida. Assim está se tornando a produção pecuária. A maneira de conduzir a produção pecuária está se transformando. Este fato se deve à necessidade de conhecer a fundo a atividade, associada à uma baixa disponibilidade de mão de obra qualificada no campo, e às exigências cada vez maiores para atender ao mercado e se manter como atividade sustentável. Os avanços em eletrônica e na tecnologia digital ocorridos nas últimas décadas vieram de encontro a esta realidade, fornecendo as ferramentas necessárias para atender a esta demanda.

O conceito de Pecuária 4.0 está ligado à história da industrialização no mundo. Nos anos 2000, iniciou-se a 4ª revolução industrial, marcada pelo uso de softwares, sistemas ciber-físicos (softwares integrados a máquinas e equipamentos), internet das coisas e produções automatizadas. É o advento da indústria 4.0. O conceito chegou à pecuária, que tem quebrado seus paradigmas, e transformado a sua maneira de trabalhar.

Diversas empresas e startups, além das instituições de pesquisas, têm trabalhado fortemente para fazer isso acontecer. Entre vários outros, eis alguns exemplos destas ferramentas: softwares para gestão da atividade; integrações entre os softwares e equipamentos de uso na rotina de uma fazenda, como balanças e identificadores eletrônicos dos animais (sistemas ciber-físicos); sistemas de diagnóstico por imagem para avaliação de disponibilidade de forragens em pastagens, determinação da umidade e qualidade do solo; sensores para identificação de alterações no comportamento animal associados ao cio ou à incidência de doenças.

A Pecuária 4.0 tem transformado o modo de operação nas fazendas, conferindo maior eficiência às operações e ao trabalho de técnicos e produtores. É um caminho sem volta, não há como conceber a pecuária do futuro ainda nos moldes antigos.

A Pecuária Brasil é um dos grandes atores desta revolução na bovinocultura e na ovinocultura, desde o início deste movimento. Há 15 anos trabalhamos na constante evolução dos nossos softwares, entregando ferramentas que facilitam de maneira única as operações no campo, seja por meio do fornecimento de informações e indicadores que facilitam os trabalhos e as tomadas de decisão, seja por meio da integração com equipamentos utilizados na rotina, como balanças digitais e leitores para identificação eletrônica dos animais.

Nossos softwares atualmente estão integrados com os principais leitores de identificação eletrônica e balanças digitais do mercado. Associando esta integração ao nosso Módulo Curral, fica ainda mais fácil obter informações e avaliá-las em tempo real nas operações de campo.

Os relatórios para atividades de campo dizem ao usuário, de forma bem rápida e fácil, que atividades realizar, e com quais animais. Por exemplo, no Lactas, nossa plataforma on line para gerenciamento de rebanhos leiteiros, o Painel Operacional resume tudo que deve receber sua atenção no rebanho naquele momento. Vacas para secar, bezerros para desaleitar, vacas para entrada em pré-parto, vacas para inseminar, entre vários outros. É só imprimir e ir ao campo trabalhar. Esta plataforma também integra todos os responsáveis pela condução da atividade, disponibilizando a todos as informações em tempo real. Essa é a pecuária 4.0.

Lactas - pecuária 4.0 Painel Operacional no Lactas - informa todas as atividades rotineiras que a equipe tem que realizar no momento. Basta clicar em cada botão para gerar as inform-ações necessárias para a atividade.

E você, já é um pecuarista 4.0? Se já é, ou quer ser, estando na vanguarda da pecuária do Brasil e do mundo, entre contato conosco para saber mais.


Leia mais artigos em nossa página de conteúdo técnico em pecuária

Conheca nossas soluções para atualizar a sua fazenda para a versão 4.0.

Palavras chave: Pecuária 4.0, pecuária de precisão, gestão pecuária, índices zootécnicos, desempenho econômico, desempenho zootécnico


Deixe seu comentário, é importante para nós. Sua experiência enriquece nosso trabalho, e contribuirá com todos que lerem este artigo depois de você.

X

Olá, seja bem vindo! Deixe seu e-mail e seja avisado sobre novos artigos técnicos

Interesse

confirmar